00 351 92 224 63 66

Energia

Energias AlternativasPetróleo
Energias Alternativas

energias

O Mundo precisa cada vez mais de energias alternativas. Os combustíveis fósseis vão ter por absoluta necessidade de equilíbrio ambiental, um parceiro forte.

Um modelo energético evoluído tem de se basear nas energias sustentáveis, para tirar partido das fontes da natureza e para combater o efeito de estufa.

As fontes de energias alternativas nascem de recursos naturais renováveis, como o sol, o vento, as ondas, entre outros.

Energia Solar

Pode-se aproveitar de forma ativa a energia vinda do sol através de duas formas:

  • Sistemas solares térmicos – para aquecimento de águas e climatização, através de “coletores solares” colocados, por exemplo, nos telhados dos edifícios e que transferem o calor do sol para um fluido que depois aquece a água.
  • Sistemas solares fotovoltaicos – para produção de eletricidade, utilizando para isso “painéis fotovoltaicos”. Nestes sistemas a radiação solar é convertida em energia elétrica por intermédio dos chamados semicondutores, que estão configurados em células fotovoltaicas e que ao receber a radiação solar, produzem uma corrente elétrica.

Energia Eólica

Há muito tempo que a energia do vento é aproveitada pelo ser humano. A diferença é que em vez dessa força ser transformada em trabalho (moinhos de vento), a aposta nos nossos dias vai para a produção de eletricidade. Recentemente a melhoria tecnológica que se tem verificado e a proliferação dos parques eólicos tem levado mesmo a um crescimento considerável da produção de eletricidade a partir desta fonte. É o tipo de energia renovável com mais crescimento nos últimos anos.

Petróleo

petróleo

Petróleo (do latim petroleumpetrus = pedra e oleum = óleo, do grego πετρέλαιον [petrélaion], “óleo da pedra”, do grego antigo πέτρα [petra], pedra + έλαιον [elaion] azeite, qualquer substância oleosa, no sentido de óleo bruto), é uma mistura de substâncias oleosas, inflamável, geralmente menos densa que a água, com cheiro característico e coloração que pode variar desde o incolor ou castanho claro até o preto, passando por verde e castanho. Trata-se de uma combinação complexa de hidrocarbonetos, composta na sua maioria de hidrocarbonetos alifáticos, alicíclicos e aromáticos, podendo conter também quantidades pequenas de nitrogénio, oxigénio, compostos de enxofre e iões metálicos, principalmente de níquel e vanádio. Esta categoria inclui petróleos leves, médios e pesados, assim como os óleos extraídos de areias impregnadas de alcatrão. Materiais hidrocarbonatos que requerem grandes alterações químicas para a sua recuperação ou conversão em matérias-primas para a refinação do petróleo, tais como óleos de xisto crus, óleos de xisto enriquecidos e combustíveis líquidos de hulha, não se incluem nesta definição.

O petróleo é um recurso natural abundante, porém sua prospeção envolve elevados custos e complexidade de estudos. É também atualmente a principal fonte de energia, servindo também como base para fabricação dos mais variados produtos, dentre os quais destacam-se benzinas, óleo diesel, gasolina, alcatrão, polímeros plásticos e até mesmo medicamentos.

(saber mais em http://pt.wikipedia.org/wiki/Petroleo)

Trabalhamos com produtos refinados, tais como, D2, JP54, Mazut, LNG  e também com Light Crude Oil.